terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pensamento negativo é “contagioso”

A gente sente a "energia" ruim que uma pessoa negativa transmite, não é? E muitas vezes nos sentimos mal também: palavras negativas, murmurações, assuntos deprimentes, tudo isso pode afetar o clima do ambiente e nosso humor.
E não estamos enganados não, estudos confirmam isso.
Por isso, sai pra lá  pensamento negativo, baixo astral e mal humor!!! Vá pra beeeem longe de nós!!! :-D
;-)

Leia o que esse estudo diz a respeito:

 Convívio com pessoas menos positivas gerou pessimismo em participantes de estudo







 Um estudo feito com jovens que vivem em repúblicas de estudantes revela que uma característica comumente relacionada à depressão – a tendência a interpretar informações e situações de perspectiva negativa – pode ser contagiosa. Baseados em trabalhos que mostram que pessoas com determinados padrões de pensamento (como acreditar que não podem mudar situações ruins) são mais vulneráveis a desenvolver o transtorno, psicólogos da Universidade de Notre Dame, em Indiana, acompanharam 103 pares de universitários, escolhidos aleatoriamente, que dividiam um quarto durante seus primeiros meses na faculdade. Os calouros foram escolhidos porque o começo da vida universitária é um importante período de transição para a maioria das  soas. “Marcada por muitas mudanças, essa fase é um bom ‘laboratório’ para observar a capacidade de adaptação”, diz um dos autores, Gerald Haeffel. Todos os jovens responderam, antes e depois do experimento, a um questionário on-line que avaliou sua habilidade de lidar com estresse e se tinham sintomas depressivos.

Os resultados revelaram que jovens que moravam com um colega com altos níveis de “vulnerabilidade cognitiva” (grosso modo, uma baixa capacidade de reagir positivamente ao estresse) “contraíram” a tendência de ver o mundo de uma perspectiva, diga-se, mais cinzenta.


“Isso sugere que conviver com pessoas que têm padrões cognitivos mais ‘adaptativos’ pode, por outro lado, ajudar a combater a depressão”, diz Haeffel.

Disponível em: confira aqui.

2 comentários:

  1. Olá,
    O grande desafio é: como manter algum grau de otimismo e alto astral numa sociedade profundamente problemática e injusta como a nossa que não soe como cretinice? Só se a gente criar uma enorme capacidade de ignorar todos os problemas ao nosso redor, parar de se importar com as coisas ruins e viver numa espécie de realidade paralela...
    Grande abraço e muito sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, "Panorâmica Social". Obrigada pelo seu comentário e por sua visita ao blog.
      Realmente, vivemos momentos problemáticos em nossa sociedade, mas para apresentarmos pensamentos mais positivos acerca das situações que nos cercam, temos que escolher a melhor ótica. Os problemas e conflitos sempre existirão, dos mais variados possíveis, e creio que não exista uma forma de ignorá-los por completo do nosso redor. O que podemos fazer é tentar buscar um equilíbrio entre essa interação "eu e o outro", cuidando da NOSSA mente e tentando abstrair possíveis envolvimentos nocivos à nossa saúde emocional. Mas com certeza, é um grande desafio...(POSSÍVEL!)

      Abraçãooo!!
      Mileni

      Excluir