sábado, 28 de setembro de 2013

Dicas de Livros






Olá pessoal!

Bem, essa categoria "Dicas de Livros" já era pra ter sido inaugurada há bastante tempo aqui no Divã.
Eu estava esperando terminar de ler alguns livros para poder indicar, mas me dei conta de que isso pode demorar um pouquinho (na verdade muito, rs), então resolvi antecipar e estrear nossa tag logo. hehehe...

Bem, eu sou uma pessoa muitooo apaixonada por livros. Eu leio muitooo!!! Meu "HD" (cérebro) já está ficando meio lotado, por isso ele está usando aquele recurso "automático" de apagar antigas informações para incluir novas. rsrs... Brincadeiras à parte, acho que já li tanta coisa, que deveria reler alguns novamente, pois muitos já não me recordo mais com riqueza de informações.

Bem, devido minha formação acadêmica, os livros que me interessam são sobre o comportamento humano. Por essa razão, vocês terão muitas dicas de livros voltados nessa área. Vou procurar não dar sugestão de livro técnico, específico para psicólogos, mas se o fizer vou sinalizar pra vocês, ok?


Eu tenho lido muito livro com temática cristã associada ao conteúdo das emoções. Mais precisamente, livros na área de cura emocional. Uma hora volto aqui pra falar deles, pois pode ter quem se interesse. Também leio revistas de neurociência (outra área que sou apaixonada), estou lendo um livro específico para psicólogos, e meu livro preferido de "capa preta". rsrs. Agora a pouco estava lendo sobre a história das primeiras civilizações humanas, através do nosso amigo google mesmo. rs. Eu gosto muito de história, principalmente de aprender sobre outras culturas e povos diferentes.

Bem galera, eu achei que estava lendo uns 5 livros, masss euzinha aqui tomou um susto ao escolher os nomes dos livros pra indicar pra vocês e perceber que eu estou lendo muito mais de 5 livros simultaneamente. (Agora entendi por que eu nunca consigo concluir essas leituras...rsrs). Preferi nem contar. Vou priorizar uns 3 pelo menos pra terminar, depois eu volto nos outros. hehehe...

Mas bem, vamos às indicações do nosso post de hoje.

1º livro: PARE DE SE SABOTAR E DÊ A VOLTA POR CIMA. Como se livrar dos comportamentos que atrapalham sua vida. Autor: Flip Flippen.
Minha opinião: Gente, quando comprei esse livro fiquei com receio de ele ser de autoajuda (eu não curto muito essa categoria, rs), mas olha, me surpreendi. Por isso resolvi indicar pra vocês. Esse livro tem me ajudado a identificar alguns padrões de comportamentos em pacientes meus, e não se trata de uma série de dicas "como fazer isso", ou "como fazer aquilo". Muito pelo contrário. Embasamento teórico consistente, simples e prático. Serve pra qualquer público.

2º livro: As 25 leis bíblicas do sucesso: como usar a sabedoria da bíblia para transformar sua carreira e seus negócios. Autores: William Douglas e Rubens Teixeira.
(Não é um livro gospel, apesar do nome. Os autores apenas se inspiraram nos princípios bíblicos para oferecer ensinamentos que podem ser utilizados em todas as áreas. Você não cristão, ou ateu, pode ler sem achar que é um livro "religioso").
 Minha opinião: Gente, outro dia estava conversando com alguém, e disse que todas as pessoas deveriam ler a bíblia como se lessem um livro secular e não como um livro "religioso". Os princípios de vida que a bíblia ensina são surreais! Qualquer pessoa que aplica os ensinamentos dela pode se dar muito bem na vida, na sua maneira de se relacionar, nos negócios... enfim... Alguém pensou como eu, e já escreveu o livro. rsrs. Só pra você ter uma ideia, um dos autores é Juiz Federal, professor universitário e autor de 35 livros. O outro autor é diretor da Transpetro (tem doutorado e um monte de coisas também...rs). Estou lendo esse livro há uma semana e estou gostando muito.

3º livro: A 3ª alternativa: resolvendo os problemas mais difíceis da vida. Autor: Stephen R. Covey.
Do que se trata: Para resolver nossos problemas mais difíceis, temos de mudar radicalmente nosso modo de pensar, e é isso que este livro aborda. Nossos problemas significativos não podem ser resolvidos no mesmo nível de raciocínio com o qual os criamos.
Minha opinião: Muito bom. Para todo tipo de público. Já o estou lendo há um tempinho e pelo visto vou demorar um 'tiquinho' mais. Ôh livro grosso, meu Deus!! rsrs

Bem pessoal, essas são as indicações de hoje, mas como disse tenho muitos outros para recomendar.

Mas e vocês, que livro estão lendo? Quais me indicariam? Deixem seus comentários.

Abração,
Mileni.





Nenhum comentário:

Postar um comentário