quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Você precisa romper!

 Escrito por Mileni Barros
Psicóloga & Coach
 
Sabe por que algumas pessoas não conseguem progredir e evoluir  na vida pessoal? Não é por que elas não têm recursos financeiros, embora não tê-los pode ser um obstáculo, mas não o fracasso total; também não é por que elas tiveram pouco estudo e tampouco porque não tiveram quem as apoiassem. Pessoas não evoluem porque não ROMPEM com seus maus pensamentos, não rompem com seus paradigmas obsoletos, não rompem com sua maneira limitada de enxergar a si mesmo e o mundo ao seu redor. Não rompem por que não conseguem enxergar além das possibilidades, aceitando o conformismo. A sociedade não é estática, os relacionamentos também não, tampouco deve continuar imutável a nossa maneira de pensar Precisamos de metanóia, ou seja, de RENOVAR O PRÓPRIO PENSAMENTO e aquela velha opinião formada sobre nós mesmos. Metanóia é mudança de mente. E é isso que nos faz crescer e evoluir durante o caminho que percorremos em nossas vidas.


A temática desta presente reflexão abrange muito mais do que o progresso profissional, empresarial, ou financeiro. Estamos tratando aqui do PROGRESSO INTERIOR. Afinal, não se progride no trabalho, nem na sociedade, se antes não evoluirmos a nossa maneira de pensar.

A mudança de mente leva ao progresso também em outras áreas da nossa vida. Por exemplo, o progresso profissional surge porque algo aconteceu primeiro dentro da mente da pessoa que o idealizou. A sociedade tem vários exemplos como esse do qual mencionamos
O que poderíamos dizer do homem que trabalhava como camelô e se tornou dono de uma emissora de televisão, dentre várias outras empresas? Mudança de mente!
O que dizer do homem que pegou dinheiro emprestado, montou uma lojinha de bairro e hoje é dono de uma das maiores redes de lojas de eletrodomésticos do país? Mudança de mente!
Esses homens tiveram muito mais motivos para desistir: tinham estudo básico, não eram ricos, levaram muitos 'não' no caminho, mas eles fizeram seus objetivos darem certo porque ELES ROMPERAM!! Com certeza, durante suas vidas eles tiveram que rever conceitos, mudar de postura e também mudar a maneira de enxergar situações. Muitas vezes eles erraram, mas a renovação constante de suas mentes os permitiu crescer. Eles tiveram foco e perseverança. E com isso, podemos concluir que tudo o que nós também precisamos é ROMPER e exercitar a METANÓIA.

Metanóia é romper com pré-conceitos, é ir além da atual  capacidade que enxergamos; é mudança de atitude, é a busca pelo aperfeiçoamento pessoal. Metanóia é romper consigo mesmo em busca do progresso interior.

Mas como se faz isso? Como a gente começa a romper?

Podemos começar rompendo com os maus hábitos do dia-a-dia. Romper com o costume de falar o que não nos é devido;
romper com os pensamentos de insegurança e incapacidade;
romper com o 'jeitinho' que invade ou limita o direito do outro;
romper com a mania de querer as coisas fáceis, com o costume de esperar que os outros sempre façam por nós;
romper com a soberba;
romper com medos, dores e feridas emocionais;
romper com antigos traumas;
romper com atos de infidelidade;
talvez romper com o temperamento difícil;  
romper com vícios;
romper com a dificuldade em ser um bom pai, ou uma boa mãe;
romper com a dificuldade de demonstrar afeto;
romper com a dificuldade de acreditar em si mesmo e nos outros;
romper com a constante autovitimização;
romper com a descrença e a desesperança;
romper com a desilusão no mundo e nas pessoas... 
Enfim, AS PESSOAS PRECISAM ROMPER COM PADRÕES DE PENSAMENTOS QUE IMPEDEM O EQUILÍBRIO DE SUAS VIDAS!

Não podemos ignorar a necessidade de crescimento pessoal. Já mostramos que somos capazes de progredir no trabalho, na tecnologia e nos negócios. Mas, e quando falamos de nossos maus hábitos ou intenções, o que precisa romper para que haja crescimento?

Metanóia é um processo constante, que não se finda, e que quando alcançamos alguns patamares, atingimos a verdadeira liberdade: a interior... Sem amarras, sem "ataduras" e com uma vida melhor.

Experimente metanóia você também.

Mileni Barros


 


2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e por sua visita aqui no Divã!
      Bom que gostou!
      Visite-nos mais vezes!

      Abração.
      Mileni

      Excluir