domingo, 3 de novembro de 2013

Você sabe qual a diferença entre mente e cérebro?






Escrito por Mileni Barros
Psicóloga & Coach
Hipnose Terapêutica

O cérebro é uma estrutura física, ou seja, um órgão com pouco mais de um quilo de tecido biológico dentro da cabeça. (Se quiser saber mais sobre o cérebro clique AQUI e confira o que relata a pesquisa virtual.)

A mente é o lugar da atividade psíquica e abrange as emoções, os pensamentos, vontades, consciência e inconsciente. Ela é imaterial, ou seja, não física. Geralmente, relacionamos o cérebro com a mente, porque dele resultam as emoções, os pensamentos e sentimentos. A mente pode modelar o cérebro porque os pensamentos e as emoções produzidos por ela são capazes de agir de volta sobre o cérebro e afetar suas conexões, funções e estrutura. Isso quer dizer que o meio em que vivemos e nossas experiências podem condicionar nosso cérebro. (Tem um artigo sobre o tema aqui no Divã. Clique AQUI).

O estado mental de uma pessoa pode ser mudado com treinamento. Reprogramar a mente é possível através de psicoterapias, de meditação, da PNL (Programação Neuro-linguística), entre outras formas conhecidas por profissionais da área.

Também já se sabe que a estrutura do cérebro é modificada quando aprendemos, por exemplo, a tocar um instrumento, ou quando aprendemos um idioma. O comportamento é a manifestação pública dos processos mentais, através das atitudes.

Portanto, o cérebro influencia a mente, e esta por sua vez, também influencia o cérebro, estando  pois interligados, porém, não podemos afirmar que são exatamente a mesma coisa. A neurociência desenvolve estudos e pesquisas no âmbito cerebral e psíquico para entender melhor a relação mente e cérebro.



Mileni Barros 
Psicóloga


12 comentários:

  1. - SE A MENTE NÃO DEVE NADA AO CÉREBRO, QUE DIRÁ AO SANGUE.
    DIFERENÇA ENTRE MENTE E CÉREBRO:
    "O cérebro é uma estrutura física, um órgão, considerado por muitos como o mais importante, que controla tudo o que um indivíduo faz. A mente é um sistema integrador de processos dinâmicos em interacção: processos conativos, cognitivos e emocionais. Um pouco confuso não? De uma forma mais simples, a mente constitui o lugar da actividade psíquica, considerada na sua totalidade, englobando operações conscientes e não conscientes, entre elas as emoções e os sentimentos. Assim, a mente é algo imaterial, invisível e, portanto, não palpável."

    AGORA, A BIO-QUIMICA VAI ANALIZAR A MENTE DE DEUS, ESTUDANDO A SEIVA DE UMA ÁRVORE.

    DAQUI A POUCO NÃO PRECISA DE PSIQUIATRA, PSICANALISTA, SÓ LABORATÓRIO E DROGAS. VÃO FAZER ISSO COM BANCOS, COM TUDO. SÓ COMPUTADORES VÃO DIZER O QUE VC TEM DE SER E FAZER. VOCÊ PASSA A SER MÁQUINA.

    A MENTE NÃO PODE SER ESTUDADA COMO UM CÉREBRO, UM CORAÇÃO, PULMÃO, POIS É ABSTRATA, MAS A CIÊNCIA NEUROLÓGICA E BIO-QUIMICA TENTA, COM SUAS TEORIAS REDUCIONISTAS, MATERIALISTAS, EM ÉPOCAS QUÂNTICAS, DIZER QUE O HOMEM É UMA MÁQUINA, PARA DOMINÁ-LO.

    “A ciência é a infância perpétua da filosofia ” (Daniel N. Robinson).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex Magno. Obrigada por seu comentário aqui no Divã.

      A mente é estudada através dos processos mentais e comportamento. A medida que a neurociência vai desenvolvendo novas pesquisas, temos acesso à informações complementares.

      Assim que obtivermos novos estudos, novos artigos também serão publicados aqui no Divã.

      Forte abraço.

      Excluir
  2. Olá Milene gostei do blog. como acelerar a leitura e escrita nas crianças que ja nao estao na classe de aprendizagem de leitura e escrita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pelo seu comentário.
      Primeiramente, é importante entender o que você quer dizer com esse termo "acelerar". Segundo, é relevante também averiguar a possibilidade de haver transtornos de aprendizagem ou não. Procure ler sobre os níveis de aprendizagem de uma criança de acordo com a idade em que ela se encontra. Um bom clima familiar, ambiente motivador e brincadeiras que estimulem a criatividade são essenciais para um bom processo de aprendizagem escolar.

      Excluir
  3. Mas e quando a pessoa tem problemas celebrais,a alma ou a mente fica incapaz de agir no cérebro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se refere à transtornos neurológicos? Alguns distúrbios mentais interferem na cognição e processamento de informações. Sugiro que você pesquise um pouquinho mais sobre o assunto, ou continue tirando suas dúvidas com profissionais. Obrigada pelo comentário. Volte sempre!

      Excluir
  4. O cérebro é físico, a mente não... Mas onde a mente se encontra? De que forma se pode acessá-la? -- Pelo que entendi, o cérebro usa nossos sentidos para capturar informações e processar, o que acontece com as informações depois de processada???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Oto. Obrigada pelo seu comentário.
      É importante lembrar que mente e cérebro se relacionam, por isso, é comum as pessoas associarem o lugar da mente ao cérebro. Podemos acessar nossa mente através de nossos pensamentos, emoções e comportamento. As informações depois de processadas ficam armazenadas na memória (curto, médio, ou longo prazo). Lembrando ainda, que a nossa mente tem uma parte consciente e não consciente.

      Excluir
  5. Ok, então o cérebro é o hardware e a mente o sistema operastivo

    ResponderExcluir
  6. Exactamente, pelo que percebi é que o cérebro é como um dispositivo físico ou como uma placa electrónica de um aparelho sonoro ou visual que conte pastas ou arquivos diversos para o armazenamento da informações da mente que podemos a cessar de maneira visual ou sonora através da imaginação ou reflexão da própria mente que as cria. As tais pasta que comparo são as pequenãs parcelas ou fitas do cérebro.

    ResponderExcluir