quarta-feira, 27 de maio de 2015

Afinal, o que é coaching?

Escrito por Mileni Barros
Psicóloga & Coach
Hipnose Terapêutica

Coaching é um processo que tem como objetivo aumentar o desempenho de um indivíduo, grupo, ou empresa, aumentando os resultados positivos através de ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (o coach), em parceria com o cliente (coachee).

Assim temos:

Coach -> Profissional (lê-se côutch) 
Coachee -> Cliente (lê-se côutchí )
Coaching -> Processo (lê-se côutchin)

O processo de Coaching individual é caracterizado por encontros semanais, ou, quinzenais entre coach (profissional) e coachee (cliente) e têm duração variável de uma hora até uma hora e meia (a critério do profissional e de acordo com a demanda). Isso não é uma regra, apenas é o mais usual. 

O Coach é o profissional especializado no processo de desenvolvimento humano. É um assessor que conduz o cliente no processo, levando-o a refletir, chegar a conclusões, definir ações e, principalmente, agir em direção a seus objetivos, metas e desejos. A essência do coaching está em conduzir uma pessoa a mudar da maneira que deseja e ajudá-la a seguir em direção ao alvo desejado. O coach não precisa ser um especialista na área de atuação de seu cliente.  

O coaching produz mudanças positivas e duradouras. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o coaching é uma oportunidade de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam atingir seu potencial máximo.

Coaching NÃO é:

Não é terapia, não é consultoria, não é treinamento, não é aconselhamento.  Umas das diferenças mais claras entre coaching e psicoterapia é que a segunda tende a se focar nas experiências e sentimentos relacionados ao problema apresentado, permitindo que o paciente faça divagações amplas sobre vários aspectos de sua vida, seja em que tempo for (passado, presente, ou futuro). O coaching é orientado em direção ao ajuste do objetivo e encoraja o cliente a seguir em frente e a obter novas conquistas e realização em prol de sua felicidade e qualidade de vida.  


O coaching geralmente é comparado a aconselhamento, ou consultoria, mas o processo não se estabelece dessa forma. Consultores e conselheiros tendem a fornecer conselhos falando o que deve ou não ser feito, ao passo que o Coach ajuda o cliente a descobrir suas próprias soluções
 O coaching pode ser realizado através de sessões online, ao contrário da psicoterapia que não é permitido ainda, conforme orientação do Conselho Federal de Psicologia.

Muitas vezes não conseguimos obter resultados porque existem crenças limitantes que sabotam o nosso crescimento e sucesso. Ao identificar esses fatores sabotadores, o coach conduz à ressignificação enquanto o cliente compreende suas próprias ações, transformando os pensamentos bloqueadores em caminhos livres para atingir o resultado esperado.

Para alcançar o sucesso no processo de coaching é necessário comprometimento e empenho, principalmente por parte do cliente.

Pra que serve o coaching? 

- Aprimorar resultados

- Aumento da consciência de si mesmo

- Desenvolvimento pessoal e profissional

- Aperfeiçoar qualidades e habilidades

- Mudança do estado atual para o estado desejado (objetivo/meta)
- Exemplos: emagrecer; desenvolver habilidades de inteligência emocional; se destacar na profissão; atingir metas de vendas; perder a timidez; ser mais comunicativo e desenvolto; aumentar as chances de ser aprovado em concursos;  superar medos; atingir resultados esportivos; parar de fumar; mudança de carreira; atingir alvos financeiros; melhorar relacionamentos;  mudança de hábitos, etc...
Descubra-se, seja melhor, acredite no seu potencial.
Faça coaching!

Mileni Barros
Psicóloga
Professional Coach
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário